A Maratona Matemática ocorreu no final do ano letivo 2016, com os alunos do 1º ano. A atividade ocorreu na data 09.02.2017.
A prova consiste em um jogo onde os participantes precisam responder problemas matemáticos, para avançar
“casas”. Basicamente, quem terminar a trilha primeiro, ganha.
Segue abaixo as regras e instruções da atividade:
1. Cada equipe será composta de 5 pessoas, sendo 4 responsáveis por responder as
perguntas e 1 jogador (peão) para jogar os dados e percorrer o caminho.
2. A ordem que cada grupo deverá jogar, será definida na jogada de dados. O peão que
tirar maior número, joga primeiro.
3. No início do jogo o grupo deverá responder a uma pergunta sorteada, para jogar o dado
e começar a partida. Caso o grupo não acerte, será dada a vez para o próximo grupo
participante.
4. O número que o peão conseguir na jogada de dados, definirá a quantidade de casas
que caminhará.
5. As casas podem ter uma das seguintes cores e significados:
a) Branca – somente fique onde está
b) Verde – pergunta de nível fácil
c) Amarela – pergunta de nível intermediário
d) Vermelha – pergunta de nível difícil
6. As perguntas serão retiradas, pelo grupo, de caixas de cor correspondente a casa que o
peão parar.
7. Se o grupo erra a pergunta de alguma casa, o peão será penalizado voltando algumas
casas. A quantidade de casas que o peão retornará muda, dependendo da cor da casa
que estava quando o grupo errou a pergunta.
a) Verde – volta 3 casas
b) Amarela – volta 2 casas
c) Vermelha – volta 1 casa
8. Faltando seis casas, ou menos, para finalizar a atividade, o peão só poderá avançar se
retirar na jogada do dado a quantidade exata para finalizar a Maratona.




Equipe: BHASKARA

Equipe: PITÁGORAS

Equipe: TALES

Equipe: DESCARTES

Equipe: GAUSS

Equipe: EUCLIDES




EQUIPE GAUSS CAMPEÃ DA MARATONA DE MATEMÁTICA LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
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