OFICINA:CONSTRUINDO CALEIDOCICLO



No dia 17 de Janeiro de 2013 foi realizada mais uma oficina pelo PIBID de matemática.
A oficina ( Construindo Caleidociclo) foi dividida em quatro etapa. 

ETAPAS:
  1. Apresentação da oficina, objetivo e atividades propostas. 
  2. Breve comentário sobre a historia do caleidociclio 
  3. Construção 
  4. Exploração do objeto.


OBJETIVOS:
  •  Discutir a necessidade das definições em Matemática
  •  Apresentar e discutir a Relação de Euler
  •  Desenvolver ferramentas para o calculo de área e volume

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi realizada durante todo o desenvolvimento das atividades, por
meio de questionamentos.


HISTÓRIA:

A palavra caleidociclo deriva das palavras gregas: Kalós (belo),  eîdos (forma) e kyklos (ciclo). Um caleidociclo é um círculo 3D de tetraedros, como se fosse um anel que podemos girar infinitas vezes, geralmente são construídos em papel. Quando giramos o caleidociclo de dentro para fora ou de fora para dentro, a cada giro forma-se uma figura diferente. Os caleidociclos são utilizados tanto na arte como também no ensino. Na matemática podemos trabalhar com áreas, perímetro, volume e com a relação de Euler,  além de abranger o conteúdo de geometria.  Existem vários tipos de caleidociclos, os mais conhecidos são: caleidociclo hexagonal, caleidociclo quadrado e caleidociclo contorcido. O caleidociclo hexagonal também é conhecido como caleidociclo de Escher


MOLDE DO CALEIDOCICLO HEXAGONAL:



MOLDE DO CALEIDOCICLO QUADRADO 



EXERCÍCIOS:
  • Atividade 1
Construa um caleidociclo hexagonal e um caleidociclo quadrado.
  • Atividade 2

Preencha a tabela abaixo com o número de vértices, arestas e faces do caleidociclo hexagonal:


Número de Vértices

Número de
Faces

Número de
Arestas

Característica
de Euler





  • Atividade 3
Preencha a tabela abaixo com o número de vértices, arestas e faces do
caleidociclo quadrado:

Número de Vértices

Número de
Faces

Número de
Arestas

Característica
de Euler






  • Atividade 4
Registre as dificuldades encontradas para contar o número de vértices, arestas
e faces deste poliedro. Compare os valores que você encontrou com o dos seus colegas. São iguais?

SIM

NÃO




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Considere as seguintes definições:
Faces: cada um dos polígonos que compõe um poliedro
Arestas: intersecção de duas faces
Vértices: intersecção de três ou mais arestas
  •  Atividade 5
E agora, considerando o que você estudou sobre definições, reconte o número de arestas, vértices e faces dos dois caleidociclos. A característica de Euler dos dois caleidociclos é a mesma? Registre os comentários.

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  • OFICINA MINISTRADA POR EDSON BRANDÃO







FOTOS DA OFICINA















molde do caleidociclo.




Caleidociclo pronto!



Atividade após a  construção do caleidociclo




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